Os documentos podem ser os maiores vilões na hora da compra e venda de um imóvel.
Pensando nisso, eu preparei um checklist.
Aqui, você vai saber quais documentos não podem faltar antes de finalizar o negócio.
E ainda tem muita informação bacana, confira comigo:
Documentos do imóvel.
Se você não sabe por onde começar, não precisa mais se preocupar.
Eu listei toda a documentação imobiliária que será necessária, para que você não tenha problemas futuros.
Veja:
Escritura do imóvel
Começando pela escritura que é o documento mais importante do imóvel.
A escritura é um contrato que valida o acordo feito entre o comprador e o vendedor na transação de um imóvel.
Em outras palavras, a escritura confirma legalmente a compra e venda um imóvel.
Matrícula do imóvel
A matrícula é outro documento indispensável.
Basicamente, é a certidão de nascimento do imóvel.
Isso porque esse documento contém todas as informações do imóvel, desde a sua construção, tais como:
- Data de construção
- Metragem
- Localização
- Hipoteca
- Benfeitorias e alterações no imóvel
- Existência ou não de alienações fiduciárias
- Alterações pelas quais o imóvel passou ao longo do tempo
- Inventários
- Ações judiciais
- Informações pessoais do proprietário
- Dentre outras
Tudo bem até aqui?
Registro de imóvel
O registro de imóvel é o documento que efetiva a transferência da propriedade.
Em outras palavras, o registro de imóvel, é o documento que determina legalmente quem é o atual dono do imóvel.
Mais um documento.
Habite-se
O habite-se é o documento que comprova que o imóvel cumpre todas as normas da legislação e pode ser habitado.
Além dos documentos do imóvel, existem as certidões, que são indispensáveis.
Certidão do IPTU
A verificação do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana é fundamental para garantir que não existe débito junto à Prefeitura.
Continuando…
Certidão Negativa de Tributos
A Certidão Negativas de Tributos é indispensável para se certificar de que não há nenhuma pendência tributária em relação ao imóvel, como por exemplo:
- Taxa de iluminação pública
- Asfalto
- Coleta de lixo
- Dentre outras
‼️Atenção: você será responsável por eventuais dívidas depois do negócio fechado.
Certidão vintenária
Essa é a certidão que trata do histórico do imóvel em seus últimos 20 anos e informa o nome de quem ele de fato está registrado.
A certidão vintenária é imprescindível para os casos de financiamento, tá bom?
Por isso, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em imobiliário para analisar toda a papelada.
Documentos do comprador
Eu listei desde os documentos pessoas às certidões negativas.
Anote:
Documentos pessoais
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Holerites, Imposto de Renda, pró-labore
- Certidão de Casamento
- União estável ou averbação de divórcio
- CNPJ
Certidões negativas
- Certidões negativas de protesto
- Certidões de ações cíveis e criminais
- Obtidas no site da Justiça Federal
- Certidão de quitação de tributos federais
- Poderá ser solicitado junto à Receita Federal
- Certidões de ações trabalhistas
- Poderão ser requeridas na Justiça do Trabalho
- Débitos CND
- Interdição/Tutela/Curatela
Para a utilização do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
- CTPS
- Extrato da conta FGTS
- Últimos 02 anos
- Declaração comprovando que é a primeira aquisição de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação
Viu só quantos documentos?
Documentos do vendedor.
Além da documentação do imóvel e do comprador, é preciso verificar também a papelada do vendedor.
Saiba quais:
Documento pessoal
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Certidão de estado civil atualizada
Certidões negativas
- Certidões de Débitos Municipais
- Certidões de Débitos Estaduais
- Certidões de Débitos Federais
- Certidões negativas de protestos
O ideal é buscar o auxílio de um advogado imobiliário para avaliar o seu caso e assegurar todos os seus direitos.
Como um advogado poderá te ajudar com o checklist dos documentos?
Como você viu, a organização dos documentos exige cuidados.
E contar com o auxílio de um bom advogado pode ser uma mão na roda, para analisar toda a documentação.
Antes de prosseguir com as negociações, o advogado fará uma due diligence imobiliária.
Basicamente, é uma análise prévia da documentação e todas as informações e dados relativos a um imóvel e seus proprietários para que o comprador não seja pego de surpresa com situações que possam invalidar o negócio.
Com isso, o advogado imobiliário irá verificar se existem impedimentos para aquisição do bem, como:
- O vendedor não ser dono do imóvel
- Possibilidade de fraude contra herdeiros
- Risco dos 10 anos
- Durante o período de até 10 anos após o fechamento de contrato de compra e venda de imóvel, podem aparecer problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao imóvel ou ao vendedor e causar uma grande dor de cabeça
- Dentre outras situações que podem causar a perda do bem
E para você não errar na escolha do advogado, eu listei algumas dicas valiosas.
Veja.
Consulte o número da inscrição da OAB
Esse é o primeiro passo.
Você pode obter essa informação direto no site da OAB da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, essa é a página para a Consulta de Inscritos OAB/SP.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Simples né?
Navegue pelo site do escritório do advogado que irá te auxiliar
Verifique a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Aqui na S Rodrigues Advogados estamos sempre atualizados e antenados a legislação e as necessidades de nossos clientes.
Agende uma visita
É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou até mesmo WhatsApp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.
Combine os valores e forma de pagamento antes de fechar o contrato
Antes de assinar o contrato de prestação de serviços, confirme qual será o valor cobrado pelos honorários advocatícios, a forma e as condições de pagamento.
Apesar de não existir uma forma definida em lei, há uma tabela da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – que determina quanto o advogado pode cobrar.
Ele não pode cobrar nem a mais e nem a menos do que o previsto na tabela da OAB. Esses valores podem variar conforme o estado.
Mas já adianto que nem todos os serviços vão estar previstos na tabela da Ordem dos Advogados do Brasil.
Mas, em geral, o advogado cobra 1% sobre o valor total da negociação.
Garanto que com essas dicas, você vai encontrar o melhor profissional para cuidar do seu distrato imobiliário.
Bom, fico por aqui.
Conclusão
Agora você já tem o checklist com todos os documentos indispensáveis na hora da compra e venda de um imóvel:
- Comprador
- Vendedor
- Imóvel
Com essas informações você estará seguro na hora de realizar a transação imobiliária.
Lembrando que esse post não substitui o auxílio de um bom advogado imobiliário, tá bom?
Leia também:
Contrato de gaveta: O que é e quais os riscos?
Como regularizar a documentação do imóvel?
07 Riscos de fazer o registro de um imóvel sem o auxílio de um advogado especialista em imobiliário.
Continue nos acompanhando e até a próxima.😉