Se você chegou até aqui, certamente está pesquisando em como regularizar a documentação do imóvel.
Então, não precisa se preocupar mais.
Saiba que existem várias formas de resolver esse problema.
Vem comigo e ótima leitura. 😉
Como saber se um imóvel está irregular?
Nem todos sabem se um imóvel está irregular.
Por isso, o primeiro passo é buscar o auxílio de um bom advogado especialista em imobiliário.
O profissional fará o levantamento de toda documentação e dados relativos a um imóvel e seus proprietários, para verificar eventuais pendências.
📄Serão verificados os seguintes documentos:
- Matrícula atualizada
- Certidão de IPTU
- Certidão Negativa de Tributos
- Habite-se
- Certidão Vintenária
- RG, CPF, Comprovantes de estado civil do comprador, vendedor e seus cônjuges
Com essas informações, o advogado especialista irá descobrir se existe alguma irregularidade e como resolver o problema.
Falando nisso…
Quando é necessário fazer a regularização dos documentos do imóvel?
A regularização do imóvel deve ser feita quando existir as seguintes pendências:
Imóvel sem escritura e registro na matricula
A escritura é um contrato que valida o acordo feito entre o comprador e o vendedor na transação de um imóvel e precisa ser registrada em cartório.
Você apenas se torna proprietário legal do bem, após o registro da escritura.
Mesmo pagando todos os impostos, sem o registro da escritura, não há transferência da propriedade.
🔵Resumindo: sem escritura, você pode perder o imóvel.
E para resolver o problema.
O primeiro passo, é localizar os antigos proprietários.
E o segundo passo, é estar com o título de compra em mãos para comprovar a transação.
Com isso, basta ir ao Cartório de Imóveis específico da região onde o imóvel está localizado para fazer o registro da escritura e regularizar o documento.
E se não localizar o antigo proprietário?
Se você não localizar o antigo dono, ou ele já tiver falecido, a saída é entrar com uma ação judicial.
Na verdade, será uma adjudicação compulsória, para pedir ao juiz que “represente” o vendedor ausente.
Se o imóvel não tiver o habite-se
O habite-se é o documento que comprova que o imóvel cumpre todas as normas da legislação e pode ser habitado.
Esse documento é emitido pela Prefeitura.
Não é esse bicho de sete cabeças.
Para você conseguir o habite-se é preciso:
- Planta do imóvel feita por um engenheiro ou arquiteto
- Com a planta em mãos, basta ir a Prefeitura e pedir a regularização
✅ Anotou tudo direitinho?
Fez uma reforma e não regularizou o imóvel
Nem todos sabem, mas qualquer tipo de construção ou mudança no imóvel, deve ter autorização da Prefeitura.
Seja para:
- Aumentar um cômodo
- Criar uma lavanderia
- Fazer uma garagem
- Entre outros
Sem essa autorização, além do imóvel ficar irregular, você é obrigado a pagar uma multa.
E como resolver?
Documentos que você vai precisar
- Planta do imóvel aprovada na Prefeitura e com assinatura de um engenheiro responsável
- Projeto
- Reforma ou construção
- Requerimento firmado pelo proprietário mencionando o valor da construção ou reforma
- Certidão de conclusão de obra
Com esses documentos em mãos, você deverá solicitar o Alvará de Regularização.
Essa é a documentação essencial, mas se for preciso a Prefeitura poderá solicitar novos documentos e até uma vistoria do imóvel tá bom?
E o próximo passo será fazer a averbação no Cartório de Registro de Imóveis.
Inventário
Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.
Em outras palavras, o imóvel fica “preso” e não pode ser vendido sem autorização judicial.
E como regularizar o imóvel nessa situação?
Para você conseguir ser registrado como proprietário, deverá entrar com uma ação judicial, isto é, uma adjudicação compulsória.
Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um advogado especialista em imobiliário para encontrar a melhor solução e garantir todos os seus direitos.
Dívidas
Se o imóvel possuir dívidas ou pendências em nome do antigo proprietário, os credores podem pleitear o bloqueio ou até mesmo a penhora do imóvel.
E não é só isso.
Se o vendedor deu o imóvel como garantia de empréstimo e essa dívida ainda não foi quitada, o novo comprador não conseguirá efetuar o registro do imóvel.
Somente será possível, quando essa dívida estiver totalmente quitada.
De toda forma, para regularizar o imóvel, você terá que negociar e pagar as dívidas existentes, não vai ter jeito.
Contrato de gaveta
Contrato de gaveta é uma negociação informal.
Por isso, não possuem registro público.
E como não há registro, não há como efetivar a transferência da propriedade.
Na prática, o antigo proprietário continua sendo dono do imóvel.
Para regularizar o imóvel, você vai ter que entrar com um uma ação na justiça, pedindo a adjudicação compulsória.
Continue me acompanhando…
Como fazer a regularização de um imóvel?
Como você viu há pouco, os trâmites para a regularização do imóvel irão variar conforme o tipo de pendência existente.
Mas eu listei um passo a passo que você poderá seguir. Veja.
01º Passo: Reunir a documentação
Essa é a documentação básica que você vai precisar, independente do tipo de problema a ser regularizado:
- Documentos pessoais dos vendedores e compradores
- RG, CPF, comprovante de estado civil
- Escritura Pública
- Contrato de compra e venda
- Matrícula atualizada
- Inscrição imobiliária e número de identificação fiscal
- Essas informações você irá encontrar no IPTU
- Certidões Negativas de Débitos
- Ações Federal, Cível ,Trabalhista e Família
- Fazenda Municipal e Estadual
02º Passo: Dar entrada no Cartório de Registro de Imóveis onde está localizada a propriedade
Com a documentação em mãos, hora de dar entrada no cartório e começar a regularização.
Lembrando que se você não tiver a escritura, é imprescindível providencia-la.
Continuando…
03º Passo: Solicitação do Alvará de Regularização na Prefeitura
Este documento somente poderá ser solicitado quando você estiver com a matrícula atualizada.
Se o imóvel já estiver construído, você deverá solicitar o Alvará de Regularização.
Mas, se o imóvel estiver em construção, deverá ser solicitado o Habite-se.
Ficou claro?
04º Passo: Emitir a CND junto à Receita Federal
O próximo passo é a emissão de CND junto à Receita Federal.
Essa documentação é fundamental para a comprovação da inexistência de dívidas em seu nome.
Por fim…
05º Passo: Averbação do Imóvel
O último passo é a averbação do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
A averbação é a formalização de todos esses passos que foram realizados anteriormente.
Feito isso, o bem passa a ser definitivamente seu e você poderá vendê-lo sem qualquer tipo de contestação legal.
Quanto custa a regularização do imóvel?
Não existe um valor exato.
E você já vai entender o porquê.
Lembra que falei há pouco que a regularização iria variar conforme o caso?
Já que em algumas situações será necessário pagar algum débito em atraso, atualizar documentos, dentre outras situações.
Mas em geral, para a obtenção da escritura e registro, o valor pode variar entre 1% e 4% do valor do imóvel, dependendo da complexidade.
Além das custas de cartório, que variam de Estado para Estado.
E se você ficou com alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo.
Como contratar um bom advogado imobiliário?
E se você não sabe por onde começar para escolher um bom advogado imobiliário, eu listei algumas dicas valiosas.
Vem comigo.
Consulte o número da inscrição da OAB
Esse é o primeiro passo.
Você pode obter essa informação direto no site da OAB da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, essa é a página para a Consulta de Inscritos OAB.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Simples né?
Navegue pelo site do escritório do advogado que irá te auxiliar
Verifique a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Aqui na S Rodrigues Advogados estamos sempre atualizados e antenados a legislação e as necessidades de nossos clientes.
Agende uma visita
É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou whatsapp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.
Bom, fico por aqui.
Conclusão
Agora você já sabe como regularizar a documentação do imóvel.
Os trâmites para a regularização do imóvel irão variar conforme o tipo de pendência existente, mas para regularizar o imóvel, basicamente você precisará:
- Reunir a documentação
- Ir até o Cartório de Registro de Imóveis onde a propriedade está localizado
- Solicitar o Alvará de Regularização ou Habite-se na Prefeitura
- Emitir as Certidões Negativas de Débitos junto à Receita Federal
- Fazer a averbação do imóvel
Viu só quantas informações incríveis?
Se conhece alguém nessa situação, compartilhe o nosso post.
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Continue nos acompanhando e até a próxima. 😉