A documentação é a parte mais confusa para quem vai comprar um imóvel.
E para você não cair em nenhuma cilada e garantir que toda a papelada esteja em ordem, preparei esse post.
Você vai descobrir, a importância da due diligence imobiliária, qual a documentação necessária, os riscos de não conferir esses papéis e muito mais.
Vamos lá? 😉
O que é due diligence imobiliária?
Antes de tudo, é preciso entender direitinho o que é a due diligence imobiliária.
É uma análise prévia da documentação e todas as informações e dados relativos a um imóvel e seus proprietários.
Em outras palavras, é um dossiê detalhado sobre a situação do imóvel para verificar se a situação está ok, para que o comprador não seja pego de surpresa com situações que possam invalidar o negócio.
Deu para entender direitinho?
Qual documentação verificar antes de comprar um imóvel?
Essa é uma das dúvidas mais comuns dos clientes aqui em meu escritório.
Mas não precisa mais se preocupar.
Eu listei a documentação mais importante antes de comprar um imóvel para verificar se está tudo ok.
Confira comigo:
Documentos do Imóvel
Matrícula atualizada
A matrícula é um dos documentos mais importantes.
Isso porque na matrícula constam informações como:
- Se o vendedor é realmente o dono do imóvel
- Se o imóvel tem algum ônus, como por exemplo caução ou hipoteca
- Dentre outras questões
Esse documento pode ser solicitado no cartório de registro de imóveis da cidade onde o imóvel está localizado. É um documento público e pode ser solicitado por qualquer pessoa.
Certidão do IPTU
A verificação do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana é fundamental para garantir que não existe débito junto à Prefeitura.
Continuando…
Certidão Negativa de Tributos
Assim, como a certidão do IPTU, a Certidão Negativas de Tributos é indispensável para se certificar de que não há nenhuma pendência tributária em relação ao imóvel, como por exemplo:
- Taxa de iluminação pública
- Asfalto
- Coleta de lixo
- Dentre outras
❗Atenção: você será responsável por eventuais dívidas depois do negócio fechado.
Habite-se
O habite-se é o documento que comprova que o imóvel cumpre todas as normas da legislação e pode ser habitado.
Certidão vintenária
Essa é a certidão que trata do histórico do imóvel em seus últimos 20 anos e informa o nome de quem ele de fato está registrado.
A certidão vintenária é imprescindível para os casos de financiamento, tá bom?
Classificação como Utilidade Pública
Para garantir que o imóvel em questão não foi declarado como de utilidade pública e que não existe o risco de desapropriação, é preciso fazer uma consulta nos arquivos da Prefeitura, Estado e União.
Por isso, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em imobiliário para analisar toda a papelada.
Documentos do Vendedor
Além da documentação do imóvel, é preciso verificar também a papelada do vendedor.
Saiba quais.
Certidão emitida pela justiça estadual, federal e Justiça do Trabalho
Esse é o documento mais importante.
É justamente essa certidão que mostra se existe algum processo em nome do vendedor.
Isso porque, em muitos casos, o imóvel é dado como garantia ou corre o risco de ser penhorado para pagamento de alguma dívida.
Já imaginou o tamanho do problema né?
Certidão conjunta emitida pela Receita Federal
É a certidão que atesta a regularidade fiscal dos vendedores.
Atualmente esta certidão é de grande importância, pois o STJ considera como fraude presumida a compra de um imóvel com divida fiscal em nome do proprietário
Viu o tamanho do risco que voce pode correr?
Documentos pessoais
Além da certidão emitida pela justiça estadual e federal, também é importante a verificação dos documentos pessoais, como:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Certidão de Casamento
- União estável ou averbação de divórcio
- CNPJ (se for proprietário ou sócio de empresa)
✅Anotou tudo direitinho?
Com a análise prévia dessa documentação, é possível entender se a documentação do imóvel está ok.
Quais os riscos de não conferir a documentação do imóvel antes da compra?
Apesar de não ser obrigatório, o ideal é contar com o auxílio de um advogado especialista para realizar a due diligence imobiliária.
E você já vai entender o porquê.
Existem problemas que podem surgir depois de fechado o negócio e que podem colocar em risco o imóvel.
Dá só uma olhada:
Vendedor não ser o proprietário do imóvel
Essa situação é mais comum do que você imagina.
Nos casos em que o vendedor não é o proprietário do imóvel, o verdadeiro proprietário do patrimônio poderá solicitar judicialmente a propriedade do bem e colocar em risco a negociação realizada.
Mais um exemplo.
Possibilidade de fraude contra herdeiros
Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.
Caso contrário, a negociação imobiliária estará em risco.
E ainda tem mais…
Risco dos 10 anos
Muitas pessoas não sabem, mas durante o período de até 10 anos após o fechamento de contrato de compra e venda de imóvel, podem aparecer problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao imóvel ou ao vendedor e causar uma grande dor de cabeça.
No pior cenário poderá ocorrer a perda do bem para um credor ou outro interessado.
O principal objetivo da análise documental é evitar que esse risco não alcance o negócio imobiliário.
Certamente você não quer entrar para essa estatística, não é mesmo?
Por isso, a due diligence imobiliária serve para avaliar os riscos que são capazes de anular o negócio por qualquer motivo.
O ideal é procurar o auxílio de um bom advogado especialista em imobiliário para acompanhar o seu caso e encontrar a melhor solução.
Falando nisso…
Como um advogado especialista em imobiliário poderá te ajudar na análise da documentação imobiliária?
O advogado fará a investigação de toda a documentação para garantir que tudo corra dentro da legalidade.
Na prática, antes de prosseguir com as negociações para a compra do imóvel, o advogado irá checar:
- Dados do vendedor e comprador
- Informações sobre o imóvel
- Matrícula e registro da propriedade no cartório
- Prazos e condições de pagamento
- Multa por desistência da compra e venda do imóvel
- Dados de vistoria
- Dentre outras informações relevantes
➡ ️ Resumindo: o advogado especialista irá verificar se existem dívidas, processos ou outros impedimentos para aquisição do bem para resguardar todos os seus direitos.
Quanto tempo demora a análise da documentação imobiliária?
Eu sei que você deve estar ansioso para descobrir quanto tempo pode demorar a análise da documentação imobiliária, para que a transação de compra e venda possa ser concretizada.
A forma como a due diligence imobiliária será realizada irá variar de acordo com o caso concreto, uma vez que cada imóvel possui as suas especificidades.
Mas, o prazo em média, de duração de uma análise de documentação criteriosa, é de 5 a 7 dias.
Mas, com as inovações tecnológicas, o prazo pode variar de 24 a 48 horas, podendo ser estendido em algumas exceções.
Como não errar na escolha de um bom advogado imobiliário?
Como você viu, o advogado será o seu maior aliado para você não cair nas artimanhas das construtoras na hora de fechar o negócio imobiliário.
E como não errar na contratação do advogado especialista em imobiliário?
Eu sei que essa é uma das principais preocupações quando você vai contratar o profissional que vai garantir todos os seus direitos.
Por isso, listei para você algumas dicas valiosas.
Confira comigo!
Consultar o número da inscrição da OAB
Esse é o primeiro passo.
Você pode obter essa informação direto no site da OAB da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, essa é a página para a consulta de inscritos.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Simples né?
Consultar o site do escritório do advogado que irá te auxiliar
Verifique a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Aqui na S Rodrigues Advogados estamos sempre atualizados e antenados a legislação e as necessidades de nossos clientes.
Agendar uma visita ou participar de uma videochamada
É muito importante você agendar uma visita ou participar de uma videochamada para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Garanto que com essas dicas, você vai encontrar o melhor profissional para cuidar da documentação do seu imóvel.
Conclusão
Com essas informações, ficou mais fácil saber se a documentação de um imóvel está ok.
Afinal, só aqui você descobriu:
- O que é a due diligence imobiliária
- Qual documentação verificar antes de comprar um imóvel
- Quais os riscos de não conferir a documentação antes da compra
- Como um advogado especialista em direito imobiliário poderá te ajudar
- Quanto tempo demora a análise da documentação imobiliária
- Como não errar na escolha de um bom advogado imobiliário
Bom, fico por aqui.
Se conhece alguém nessa situação, compartilhe o nosso post.
Leia também:
Quanto custa uma due diligence imobiliária?
Como é feita a análise da documentação para o financiamento imobiliário?
Due diligence imobiliária: Tire todas as suas dúvidas.
Continue nos acompanhando e até a próxima.😉