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Due diligence imobiliária: Como vai funcionar a análise da documentação imobiliária?

Você já sabe que a análise análise da documentação imobiliária é crucial para qualquer aquisição de imóvel.

E hoje, você vai descobrir o passo a passo de como é realizada a due diligence para avaliar todos os riscos, fraudes e possíveis irregularidades que podem levar a invalidação da transação imobiliária.

Dá só uma olhada nas informações que você vai encontrar nesse conteúdo hoje:

  1. Antes de tudo, o que é a análise da documentação imobiliária?
  2. Como vai funcionar a análise da documentação imobiliária?
  3. Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária?
  4. Qual a importância da análise da documentação imobiliária?
  5. E se eu me arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária?
  6. Como escolher o advogado que vai realizar a análise da documentação imobiliária?

 

Você vai ficar por dentro das 05 etapas de análise de documentação imobiliária.

Me acompanhe e ótima leitura.😀

 

1. Antes de tudo, o que é a análise da documentação imobiliária?

 

Basicamente, é uma análise minuciosa de toda documentação e riscos que envolvem o negócio para que o comprador não seja pego de surpresa com situações que podem invalidar a compra e venda de um imóvel.

E não se trata apenas de tirar certidões do imóvel ou do vendedor, mas sim, mais questões importantes como:📋

  • Verificar se existem pendências ou dívidas que podem colocar em risco a realização do negócio
  • Analisar a pessoa que figura na matrícula do imóvel como antecessor do vendedor
  • Verificar se o atual proprietário é financeiramente idôneo e capaz de honrar as dívidas que possua independente do imóvel em questão

Para isso, o advogado especializado em direito imobiliário fará o levantamento de toda a papelada para garantir que tudo corra dentro da legalidade.

E como será feita essa análise?

Você já vai entender no próximo tópico.

 

2. Como vai funcionar a análise da documentação imobiliária?

 

Eu vou explicar de forma bem simples, como vai funcionar cada uma das etapas da análise da documentação.

🗂️No entanto, a forma como será realizada e os documentos que serão analisados poderão variar de acordo com cada caso concreto tá bom?

Me acompanhe.

01ª Etapa: Análise do contrato de compra e venda do imóvel

O advogado especialista fará uma análise criteriosa do contrato de compra e venda do imóvel, e observar algumas condições, dentre elas:

Declaração de quitação das cotas condominiais

  • Vistoria do imóvel
  • Índice de correção e juros das prestações mensais
  • Responsabilidade de pagamento das taxas e despesas adicionais
  • Dados de pagamento e conta para depósito
  • Posse, desocupação e multas

 

Então, fique de olhos bem abertos!

No contrato de compra e venda de imóvel, muitas vezes são deixados para trás documentos que têm a necessidade de ser analisados para garantir maior segurança jurídica entre as partes.

 

02ª Etapa: Análise da legitimidade dos vendedores

Para avaliar a legitimidade dos vendedores que estão negociando a venda do imóvel, o advogado levará em conta alguns documentos, como:

  • Comprovante de identidade
    • Pode ser o RG ou a CNH, o importante é que seja um documento oficial com foto
  • Comprovante de estado civil
    • Certidão de nascimento ou casamento
    • Averbação de divórcio
  • Escritura declaratória, apenas nos casos de união estável
  • Comprovante de residência atualizada há pelo menos 03 meses
    • Conta de luz, água ou internet por exemplo
  • Consulta completa de SPC e Serasa

Se o vendedor for pessoa jurídica

  • Contrato social
    •   Última alteração do contrato social
  • RG e CPF dos representantes legais
  • Ata de autorização do conselho de administração da empresa autorizando a venda do imóvel
  • Certidão de regularidade da empresa na Junta Comercial do Estado e Receita Federal

Próxima fase.

 

03ª Etapa: Avaliação da regularidade do imóvel

Essa etapa, será para apuração de possíveis dívidas ou pendências que podem levar a anulação do negócio.

A due diligence imobiliária vai assegurar que não existem restrições a sua venda e utilização, bem como a presença de cláusulas de inalienabilidade, usufruto, locação averbada na matrícula, dentre outras situações.

Veja a documentação que será levada em conta para essa nova etapa de investigação:

  • Certidão de matrícula
    • Você deverá solicitar esse documento no cartório de registro de imóveis da cidade onde o imóvel está localizado
  • Cópia do título de propriedade do imóvel
    •  Pode ser por exemplo, o contrato do compromisso de compra e venda
  • Certidão de ônus reais relativos ao imóvel
  • Inscrição municipal
    •   No caso de imóvel urbano
  • Comprovante de inscrição no INCRA
    •  No caso de imóvel em área rural
  • Certidão de origem no lote
    •  Apenas nos casos de loteamento
  • Carnê do IPTU
  • Certidão negativa de tributos municipais e federais
  • Guias de ITBI pagas
  • Certidão atualizada com o histórico do cadastro de contribuintes do imóvel
  • Declaração da prefeitura de que o imóvel não se encontra em local objeto de desapropriação ou área tombada
  • Declaração de inexistência de débitos condominiais

E ainda tem muito mais.

Documentos Técnicos

  • Projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico do edifício
  • Planta da unidade
  • Georreferenciamento
    •  No caso de imóvel rural
  • Alvará de construção
  • Levantamento planialtimétrico
  • Cópia de memorial de incorporação
  • Cópia de comprovantes de aprovação de projeto pela Prefeitura Municipal
  • Vistoria do corpo de bombeiros

 Continuando…

 

04ª Etapa: Avaliação da situação jurídica dos proprietários e riscos do negócio

Além da investigação de todos os riscos do imóvel, também serão analisados os documentos pessoais das partes contratantes, para assegurar a idoneidade tanto do vendedor quanto do comprador.

Nessa etapa é que serão avaliadas todas as certidões, como:

Certidões do imóvel

  • Certidão de regularidade ambiental da prefeitura
  • Certidão de Habite-se
  • Certidão tributária de obra negativa
  • Certidão negativa do ISS – Imposto Sobre Serviço
  • Certidão de licenciamento ambiental ou termo de compromisso de recuperação ambiental
    •   no caso de imóvel rural

Certidões do vendedor e seu cônjuge independente do regime de bens

  • Certidão do cartório de protesto de título pelo período de pelo menos 10 anos
  • Certidão de distribuidor cível
  • Certidão do distribuidor da Justiça Federal
  • Certidão do distribuidor da Justiça do Trabalho
  • CNDT – Certidão Negativa de Débito Trabalhista
  • Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
  • Certidão da Receita Federal
  • Receita Estadual
  • Instituições financeiras
  • Cartório de Registro de Imóveis
  • Cartório de Títulos e Documentos
  • Cartório de Notas
  • Registro Civil e Pessoas Jurídicas

 

Na prática, o objetivo de cada etapa de análise da documentação imobiliária é analisar se existem dívidas, processos ou outros impedimentos para aquisição do bem para resguardar todos os direitos do comprador.

Está acabando…

05ª Etapa: Relatório final due diligence imobiliária

Essa é a última etapa da due diligence imobiliária.

Com base na investigação de todos os documentos, o advogado irá elaborar um relatório final, informando todos os riscos do negócio.

Dá uma olhada em como será esse relatório:

Independente do valor imóvel, será analisado o valor de um eventual prejuízo futuro e certo, capaz de anular a transação imobiliária ou perda do patrimônio.

Tudo bem até aqui?

 

3. Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária?

 

Essa é uma das maiores dúvidas dos clientes aqui em meu escritório.

A forma como a due diligence imobiliária será realizada irá variar de acordo com o caso concreto, uma vez que cada imóvel possui as suas especificidades.

Mas, o prazo em média, de duração de uma análise de documentação criteriosa, é de 60 dias.

Mas, com as inovações tecnológicas, o prazo pode variar de 24 horas até 07 dias, podendo ser estendido em algumas exceções.

Continuando…

 

4. Qual a importância da análise da documentação imobiliária?

 

Na due diligence imobiliária serão apontados os principais problemas que podem colocar em risco toda a negociação.

Vou explicar por meio de alguns exemplos para você entender melhor. Vem comigo!

Exemplo 01: Vendedor não é o proprietário do imóvel

Essa situação é mais comum do que você imagina.

Nos casos em que o vendedor não é o proprietário do imóvel, o verdadeiro proprietário do patrimônio poderá solicitar judicialmente a propriedade do bem e colocar em risco a negociação realizada.

Mais um exemplo.

Exemplo 02:Possibilidade de fraude contra herdeiros

Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.

Caso contrário, a negociação imobiliária estará em risco.

E por falar em risco…

Exemplo 03: Risco dos 10 anos

Muitas pessoas não sabem, mas durante o período de até 10 anos após o fechamento de contrato de compra e venda de imóvel, podem aparecer problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao imóvel ou ao vendedor e causar uma grande dor de cabeça.

No pior cenário poderá ocorrer a perda do bem para um credor ou outro interessado.

O principal objetivo da análise documental é evitar que esse risco não alcance o negócio imobiliário.

Tudo bem até aqui?

 

5. E se eu me arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária?

 

Você pode se arrepender e desistir da compra do imóvel comprado junto a construtoras e loteadoras (apartamentos na planta ou construção, e loteamentos) até o momento da entrega das chaves. Guarde bem essa informação.

E mais. Você não é obrigado a apresentar a construtora ou ao vendedor, o motivo que levou ao distrato, afinal, ninguém é obrigado a manter um contrato que não tenha mais interesse.

Mas, para encerrar o contrato de compra e venda estabelecido, é essencial que você siga a Lei do Distrato Imobiliário, que irá definir os valores a serem restituídos, multa, devolução do imóvel, dentre outras questões que possam surgir após o rompimento do contrato.

Em negociações entre particulares, vislumbrando ou detectando algum problema documental no imóvel ou sobre os compradores, o negócio poderá ser desfeito sem qualquer ônus.

Se você se arrepender da compra de um imóvel, você tem até 07 dias contados a partir do momento da compra, para o distrato e o reembolso de todos os valores pagos, inclusive as taxas de corretagem.

Portanto, nesse caso nada poderá ser cobrado e você ainda vai receber o valor integral que foi pago na aquisição do imóvel.

 

E esse direito vale mesmo que o contrato de compra e venda contenha alguma cláusula que impossibilite a desistência do negócio e o distrato imobiliário.

Leia também: https://srodriguesadvogados.com.br/distrato-imobiliario-quais-sao-os-meus-direitos-ao-fazer-o-distrato-da-compra-e-venda-de-um-imovel/

 

Para isso é fundamental que você busque o auxílio de um excelente advogado especialista em imobiliário, para garantir todos os seus direitos.

E por falar nisso…

 

6. Como escolher o advogado que vai realizar a análise da documentação imobiliária?

 

O advogado será o seu maior aliado para você não cair nas artimanhas das construtoras na hora de fechar o negócio imobiliário.

E como escolher o advogado que vai realizar a due diligence imobiliária é uma das principais preocupações quando você vai contratar o profissional que vai garantir todos os seus direitos.

Por isso, listei para você algumas dicas valiosas.

Confira comigo!

Consulte o número de inscrição da OAB

Antes de tudo, é preciso verificar o número de registro profissional que irá te defender.

É bem simples, basta verificar no site da OAB se o advogado está habilitado.

Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.

Quanto mais precavido melhor né?

Consulte o site do escritório do profissional que irá te defender

Consulte a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.

Dê uma olhada também na avaliação do google, se existem comentários dos clientes e o que eles dizem dos serviços prestados pelo profissional.

Verifique se consta na página profissional um telefone para contato caso você precise conversar com urgência com o advogado que irá cuidar do seu distrato imobiliário.

E tem mais.

Agende uma visita

É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.

Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou whatsapp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, se você terá direito a indenização, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.

Combine os valores e forma de pagamento antes de fechar o contrato

Antes de assinar o contrato de prestação de serviços, confirme qual será o valor cobrado pelos honorários advocatícios, a forma e as condições de pagamento.

Apesar de não existir uma forma definida em lei, há uma tabela da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – que determina quanto o advogado pode cobrar.

Ele não pode cobrar nem a mais e nem a menos do que o previsto na tabela da OAB. Esses valores podem variar conforme o estado.

Mas já adianto que nem todos os serviços vão estar previstos na tabela da Ordem dos Advogados do Brasil.

Mas, em geral, o advogado cobra de 02% a 05% sobre o valor total da negociação.

Garanto que com essas dicas, você vai encontrar o melhor profissional para realizar a due diligence imobiliária antes de você assinar o contrato de compra e venda de imóvel.

 

Conclusão

Prontinho.

Agora você já sabe como vai funcionar cada uma das etapas da análise da documentação imobiliária.

Trata-se de uma análise jurídica profunda para levantar todos os riscos envolvidos em uma compra e venda de imóvel antes da assinatura contratual.

Com este guia completo você ficou craque em:

  • O que é a análise da documentação imobiliária
  • Como vai funcionar a análise da documentação
  • Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária
  • Qual a importância da análise da documentação imobiliária
  • Você pode se arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária
  • Como escolher o advogado que vai realizar a due diligence imobiliária

 

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Continue nos acompanhando e até a próxima! 🙂

Leia também:

Due diligence imobiliária: Quais documentos serão necessários para a análise?

 

Distrato Imobiliário: Como funciona o distrato de compra e venda de um imóvel?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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