Você já sabe que a análise análise da documentação imobiliária é crucial para qualquer aquisição de imóvel.
E hoje, você vai descobrir o passo a passo de como é realizada a due diligence para avaliar todos os riscos, fraudes e possíveis irregularidades que podem levar a invalidação da transação imobiliária.
Dá só uma olhada nas informações que você vai encontrar nesse conteúdo hoje:
- Antes de tudo, o que é a análise da documentação imobiliária?
- Como vai funcionar a análise da documentação imobiliária?
- Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária?
- Qual a importância da análise da documentação imobiliária?
- E se eu me arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária?
- Como escolher o advogado que vai realizar a análise da documentação imobiliária?
Você vai ficar por dentro das 05 etapas de análise de documentação imobiliária.
Me acompanhe e ótima leitura.😀
1. Antes de tudo, o que é a análise da documentação imobiliária?
Basicamente, é uma análise minuciosa de toda documentação e riscos que envolvem o negócio para que o comprador não seja pego de surpresa com situações que podem invalidar a compra e venda de um imóvel.
E não se trata apenas de tirar certidões do imóvel ou do vendedor, mas sim, mais questões importantes como:📋
- Verificar se existem pendências ou dívidas que podem colocar em risco a realização do negócio
- Analisar a pessoa que figura na matrícula do imóvel como antecessor do vendedor
- Verificar se o atual proprietário é financeiramente idôneo e capaz de honrar as dívidas que possua independente do imóvel em questão
Para isso, o advogado especializado em direito imobiliário fará o levantamento de toda a papelada para garantir que tudo corra dentro da legalidade.
E como será feita essa análise?
Você já vai entender no próximo tópico.
2. Como vai funcionar a análise da documentação imobiliária?
Eu vou explicar de forma bem simples, como vai funcionar cada uma das etapas da análise da documentação.
🗂️No entanto, a forma como será realizada e os documentos que serão analisados poderão variar de acordo com cada caso concreto tá bom?
Me acompanhe.
01ª Etapa: Análise do contrato de compra e venda do imóvel
O advogado especialista fará uma análise criteriosa do contrato de compra e venda do imóvel, e observar algumas condições, dentre elas:
Declaração de quitação das cotas condominiais
- Vistoria do imóvel
- Índice de correção e juros das prestações mensais
- Responsabilidade de pagamento das taxas e despesas adicionais
- Dados de pagamento e conta para depósito
- Posse, desocupação e multas
Então, fique de olhos bem abertos!
No contrato de compra e venda de imóvel, muitas vezes são deixados para trás documentos que têm a necessidade de ser analisados para garantir maior segurança jurídica entre as partes.
02ª Etapa: Análise da legitimidade dos vendedores
Para avaliar a legitimidade dos vendedores que estão negociando a venda do imóvel, o advogado levará em conta alguns documentos, como:
- Comprovante de identidade
- Pode ser o RG ou a CNH, o importante é que seja um documento oficial com foto
- Comprovante de estado civil
- Certidão de nascimento ou casamento
- Averbação de divórcio
- Escritura declaratória, apenas nos casos de união estável
- Comprovante de residência atualizada há pelo menos 03 meses
- Conta de luz, água ou internet por exemplo
- Consulta completa de SPC e Serasa
Se o vendedor for pessoa jurídica
- Contrato social
- Última alteração do contrato social
- RG e CPF dos representantes legais
- Ata de autorização do conselho de administração da empresa autorizando a venda do imóvel
- Certidão de regularidade da empresa na Junta Comercial do Estado e Receita Federal
Próxima fase.
03ª Etapa: Avaliação da regularidade do imóvel
Essa etapa, será para apuração de possíveis dívidas ou pendências que podem levar a anulação do negócio.
A due diligence imobiliária vai assegurar que não existem restrições a sua venda e utilização, bem como a presença de cláusulas de inalienabilidade, usufruto, locação averbada na matrícula, dentre outras situações.
Veja a documentação que será levada em conta para essa nova etapa de investigação:
- Certidão de matrícula
- Você deverá solicitar esse documento no cartório de registro de imóveis da cidade onde o imóvel está localizado
- Cópia do título de propriedade do imóvel
- Pode ser por exemplo, o contrato do compromisso de compra e venda
- Certidão de ônus reais relativos ao imóvel
- Inscrição municipal
- No caso de imóvel urbano
- Comprovante de inscrição no INCRA
- No caso de imóvel em área rural
- Certidão de origem no lote
- Apenas nos casos de loteamento
- Carnê do IPTU
- Certidão negativa de tributos municipais e federais
- Guias de ITBI pagas
- Certidão atualizada com o histórico do cadastro de contribuintes do imóvel
- Declaração da prefeitura de que o imóvel não se encontra em local objeto de desapropriação ou área tombada
- Declaração de inexistência de débitos condominiais
E ainda tem muito mais.
Documentos Técnicos
- Projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico do edifício
- Planta da unidade
- Georreferenciamento
- No caso de imóvel rural
- Alvará de construção
- Levantamento planialtimétrico
- Cópia de memorial de incorporação
- Cópia de comprovantes de aprovação de projeto pela Prefeitura Municipal
- Vistoria do corpo de bombeiros
Continuando…
04ª Etapa: Avaliação da situação jurídica dos proprietários e riscos do negócio
Além da investigação de todos os riscos do imóvel, também serão analisados os documentos pessoais das partes contratantes, para assegurar a idoneidade tanto do vendedor quanto do comprador.
Nessa etapa é que serão avaliadas todas as certidões, como:
Certidões do imóvel
- Certidão de regularidade ambiental da prefeitura
- Certidão de Habite-se
- Certidão tributária de obra negativa
- Certidão negativa do ISS – Imposto Sobre Serviço
- Certidão de licenciamento ambiental ou termo de compromisso de recuperação ambiental
- no caso de imóvel rural
Certidões do vendedor e seu cônjuge independente do regime de bens
- Certidão do cartório de protesto de título pelo período de pelo menos 10 anos
- Certidão de distribuidor cível
- Certidão do distribuidor da Justiça Federal
- Certidão do distribuidor da Justiça do Trabalho
- CNDT – Certidão Negativa de Débito Trabalhista
- Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
- Certidão da Receita Federal
- Receita Estadual
- Instituições financeiras
- Cartório de Registro de Imóveis
- Cartório de Títulos e Documentos
- Cartório de Notas
- Registro Civil e Pessoas Jurídicas
Na prática, o objetivo de cada etapa de análise da documentação imobiliária é analisar se existem dívidas, processos ou outros impedimentos para aquisição do bem para resguardar todos os direitos do comprador.
Está acabando…
05ª Etapa: Relatório final due diligence imobiliária
Essa é a última etapa da due diligence imobiliária.
Com base na investigação de todos os documentos, o advogado irá elaborar um relatório final, informando todos os riscos do negócio.
Dá uma olhada em como será esse relatório:
Independente do valor imóvel, será analisado o valor de um eventual prejuízo futuro e certo, capaz de anular a transação imobiliária ou perda do patrimônio.
Tudo bem até aqui?
3. Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária?
Essa é uma das maiores dúvidas dos clientes aqui em meu escritório.
A forma como a due diligence imobiliária será realizada irá variar de acordo com o caso concreto, uma vez que cada imóvel possui as suas especificidades.
Mas, o prazo em média, de duração de uma análise de documentação criteriosa, é de 60 dias.
Mas, com as inovações tecnológicas, o prazo pode variar de 24 horas até 07 dias, podendo ser estendido em algumas exceções.
Continuando…
4. Qual a importância da análise da documentação imobiliária?
Na due diligence imobiliária serão apontados os principais problemas que podem colocar em risco toda a negociação.
Vou explicar por meio de alguns exemplos para você entender melhor. Vem comigo!
Exemplo 01: Vendedor não é o proprietário do imóvel
Essa situação é mais comum do que você imagina.
Nos casos em que o vendedor não é o proprietário do imóvel, o verdadeiro proprietário do patrimônio poderá solicitar judicialmente a propriedade do bem e colocar em risco a negociação realizada.
Mais um exemplo.
Exemplo 02:Possibilidade de fraude contra herdeiros
Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.
Caso contrário, a negociação imobiliária estará em risco.
E por falar em risco…
Exemplo 03: Risco dos 10 anos
Muitas pessoas não sabem, mas durante o período de até 10 anos após o fechamento de contrato de compra e venda de imóvel, podem aparecer problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao imóvel ou ao vendedor e causar uma grande dor de cabeça.
No pior cenário poderá ocorrer a perda do bem para um credor ou outro interessado.
O principal objetivo da análise documental é evitar que esse risco não alcance o negócio imobiliário.
Tudo bem até aqui?
5. E se eu me arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária?
Você pode se arrepender e desistir da compra do imóvel comprado junto a construtoras e loteadoras (apartamentos na planta ou construção, e loteamentos) até o momento da entrega das chaves. Guarde bem essa informação.
E mais. Você não é obrigado a apresentar a construtora ou ao vendedor, o motivo que levou ao distrato, afinal, ninguém é obrigado a manter um contrato que não tenha mais interesse.
Mas, para encerrar o contrato de compra e venda estabelecido, é essencial que você siga a Lei do Distrato Imobiliário, que irá definir os valores a serem restituídos, multa, devolução do imóvel, dentre outras questões que possam surgir após o rompimento do contrato.
Em negociações entre particulares, vislumbrando ou detectando algum problema documental no imóvel ou sobre os compradores, o negócio poderá ser desfeito sem qualquer ônus.
Se você se arrepender da compra de um imóvel, você tem até 07 dias contados a partir do momento da compra, para o distrato e o reembolso de todos os valores pagos, inclusive as taxas de corretagem.
Portanto, nesse caso nada poderá ser cobrado e você ainda vai receber o valor integral que foi pago na aquisição do imóvel.
E esse direito vale mesmo que o contrato de compra e venda contenha alguma cláusula que impossibilite a desistência do negócio e o distrato imobiliário.
Para isso é fundamental que você busque o auxílio de um excelente advogado especialista em imobiliário, para garantir todos os seus direitos.
E por falar nisso…
6. Como escolher o advogado que vai realizar a análise da documentação imobiliária?
O advogado será o seu maior aliado para você não cair nas artimanhas das construtoras na hora de fechar o negócio imobiliário.
E como escolher o advogado que vai realizar a due diligence imobiliária é uma das principais preocupações quando você vai contratar o profissional que vai garantir todos os seus direitos.
Por isso, listei para você algumas dicas valiosas.
Confira comigo!
Consulte o número de inscrição da OAB
Antes de tudo, é preciso verificar o número de registro profissional que irá te defender.
É bem simples, basta verificar no site da OAB se o advogado está habilitado.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Quanto mais precavido melhor né?
Consulte o site do escritório do profissional que irá te defender
Consulte a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Dê uma olhada também na avaliação do google, se existem comentários dos clientes e o que eles dizem dos serviços prestados pelo profissional.
Verifique se consta na página profissional um telefone para contato caso você precise conversar com urgência com o advogado que irá cuidar do seu distrato imobiliário.
E tem mais.
Agende uma visita
É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou whatsapp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, se você terá direito a indenização, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.
Combine os valores e forma de pagamento antes de fechar o contrato
Antes de assinar o contrato de prestação de serviços, confirme qual será o valor cobrado pelos honorários advocatícios, a forma e as condições de pagamento.
Apesar de não existir uma forma definida em lei, há uma tabela da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – que determina quanto o advogado pode cobrar.
Ele não pode cobrar nem a mais e nem a menos do que o previsto na tabela da OAB. Esses valores podem variar conforme o estado.
Mas já adianto que nem todos os serviços vão estar previstos na tabela da Ordem dos Advogados do Brasil.
Mas, em geral, o advogado cobra de 02% a 05% sobre o valor total da negociação.
Garanto que com essas dicas, você vai encontrar o melhor profissional para realizar a due diligence imobiliária antes de você assinar o contrato de compra e venda de imóvel.
Conclusão
Prontinho.
Agora você já sabe como vai funcionar cada uma das etapas da análise da documentação imobiliária.
Trata-se de uma análise jurídica profunda para levantar todos os riscos envolvidos em uma compra e venda de imóvel antes da assinatura contratual.
Com este guia completo você ficou craque em:
- O que é a análise da documentação imobiliária
- Como vai funcionar a análise da documentação
- Quanto tempo dura a análise da documentação imobiliária
- Qual a importância da análise da documentação imobiliária
- Você pode se arrepender da compra e venda do imóvel após a análise da documentação imobiliária
- Como escolher o advogado que vai realizar a due diligence imobiliária
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Continue nos acompanhando e até a próxima! 🙂
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Due diligence imobiliária: Quais documentos serão necessários para a análise?
Distrato Imobiliário: Como funciona o distrato de compra e venda de um imóvel?