Ao contrário do que muitos imaginam, não basta só efetuar a compra e venda do imóvel para ser dono do imóvel.
Você somente passa a ser o proprietário após o registro da escritura.
O que acontece se você não registrar a escritura?
Me acompanhe nesse post, porque só aqui você vai descobrir os riscos de não registrar a escritura, como regularizar o documento e muito mais.
Me acompanhe.😉
O que é uma escritura?
Antes de tudo, é preciso entender direitinho o que é uma escritura.
A escritura é um dos documentos mais importantes no processo de compra e venda de um imóvel.
Afinal, é esse documento que valida a negociação e concede o direito de utilização do imóvel, mas que não transfere a propriedade para outra pessoa.
Eu disse concede, porque a efetiva transferência da propriedade, só ocorre a partir do registro da escritura.
E se você não fizer a escritura….
Comprei um imóvel e não fiz o registro da escritura: E agora?
Essa situação é mais comum do que você imagina.
A maioria acredita que para ser dono do imóvel, basta efetivar o processo de compra e venda.
E não é bem assim que as coisas funcionam.
Você apenas se torna proprietário legal do bem, após o registro da escritura.
Mesmo pagando todos os impostos, sem o registro da escritura, não há transferência da propriedade.
‼️Portanto, se você comprou um imóvel e não fez o registro da escritura, basta ir ao Cartório de Imóveis específico da região onde o imóvel está localizado para fazer o registro da escritura e regularizar o documento.
Se estiver tudo certo, o tabelião do Cartório de Registro de Imóveis fará o registro.
A partir desse momento, o imóvel é transmitido para o comprador e a matrícula do imóvel é atualizada para constar então o nome do novo proprietário.
Ficou claro? Se você tiver qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo tá bom?
O que acontece se eu não registrar a escritura?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes aqui em meu escritório.
Por isso, vou direto ao ponto.
Conhece aquele velho ditado:“só é dono quem registra”.
Pois bem, você vai descobrir agora os riscos de não registrar a escritura:
O vendedor pode falecer a qualquer momento e o imóvel ir para o inventário
Aliás, esse é um dos maiores riscos.
Se o vendedor falecer antes da regularização do registro da escritura, você corre dois riscos, que são:
- Não conseguir fazer o registro posteriormente
- Os herdeiros do vendedor poderão reivindicar a posse desse bem
Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.
Nesse caso, para você conseguir ser registrado como proprietário, deverá entrar com uma ação judicial, isto é, uma adjudicação compulsória.
Um transtorno não é mesmo?
Risco de venda em duplicidade
Isso mesmo que você leu, o risco de o vendedor vender o mesmo imóvel várias vezes.
Lembrando que é o registro da compra na matrícula do imóvel que faz do comprador o proprietário de fato.
Logo, a falta de registro pode dar espaço a venda em duplicidade.
E aquele que efetivamente registrar a escritura será o dono da propriedade.
Fique de olho!
Risco de penhora por dívidas
Enquanto a venda do imóvel não é registrada, o bem permanece em nome do vendedor.
Na prática, significa que se o vendedor possuir dívidas ou pendências em seu nome, os credores podem pleitear o bloqueio ou até mesmo a penhora do imóvel.
Já pensou?
Impossibilidade de venda
Enquanto você não fizer o registro da escritura, você fica impedido de vender o imóvel.
E o pior.
Apenas o vendedor é que tem esse direito de dispor do bem.
E os riscos não param por aí.
O vendedor pode reivindicar judicialmente a propriedade
Por falta de registro, o verdadeiro proprietário do patrimônio poderá solicitar judicialmente a propriedade do bem e colocar em risco a negociação realizada.
Dívidas com o banco
Se o vendedor deu o imóvel como garantia de empréstimo e essa dívida ainda não foi quitada, o novo comprador não conseguirá efetuar o registro do imóvel.
Somente será possível, quando essa dívida estiver totalmente quitada.
Então, fique de olho!
⭕Como você viu, você corre o risco de perder o imóvel por falta de registro da escritura.
O ideal é procurar o auxílio de um bom advogado especialista em imobiliário para regularizar a sua situação o mais rápido possível.
E se não tiver escritura, e a pessoa que vendeu o imóvel já morreu, como registrar o imóvel?
Eu entendo que é desesperador.
Mas tem como resolver a situação.
O primeiro passo, é buscar o auxílio de um bom advogado especialista em imobiliário.
Isso porque será preciso entrar com uma ação judicial.
Na verdade, será uma adjudicação compulsória, para pedir ao juiz que “represente” o vendedor ausente.
E a documentação, poderá ser a carta na manga para você entrar com a ação judicial.
Quais documentos você vai precisar?
Confira comigo:
Documentos do imóvel
- Escritura pública ou contrato de financiamento
- Documentos de identificação do vendedor
- Certidão Negativa de Débitos
- Estadual e Municipal
- Certidão negativa de débitos perante o condomínio
- Apenas no caso de apartamento ou casa condominial
Documentos do vendedor
- RG
- CPF
- Documento de estado civil
- Recibo do pagamento do IPTU em dia
- Comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis
- Recibo de pagamento dos demais impostos cobrados pelo Município ou Estados
Documentos do comprador
- RG
- CPF
- Documento de estado civil
✅Anotou tudo direitinho?
Como um advogado poderá te ajudar?
Contar com o auxílio de um advogado especialista imobiliário, pode ser uma mão na roda para intermediar todo esse procedimento e você não correr o risco de perder o imóvel.
O advogado irá:
- Fazer o levantamento de toda documentação
- Imóvel, vendedor, comprador
- Matrícula e registro da propriedade no cartório
- Dentre outras questões para assegurar todos os seus direitos
E se você não sabe por onde começar para escolher um bom advogado imobiliário, eu listei algumas dicas valiosas.
Vem comigo.
Consulte o número da inscrição da OAB
Esse é o primeiro passo.
Você pode obter essa informação direto no site da OAB da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, essa é a página para a Consulta de Inscritos da OAB.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Simples né?
Navegue pelo site do escritório do advogado que irá te auxiliar
Verifique a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Aqui na S Rodrigues Advogados estamos sempre atualizados e antenados a legislação e as necessidades de nossos clientes.
Agende uma visita
É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou whatsapp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.
Conclusão
Viu só quantas informações incríveis.
Agora você já sabe quais os riscos de não registrar a escritura, dentre eles:
- O vendedor falecer e o imóvel ir para o inventário
- Risco de venda em duplicidade
- Risco de penhora por dívidas
- Impossibilidade de venda
- O vendedor pode reivindicar judicialmente a propriedade
- Dívidas com o banco
A boa notícia: existe solução, basta fazer o registro da escritura com brevidade.
Bom, fico por aqui.
Espero ter ajudado.
E se você conhece alguém nessa situação, compartilhe o nosso post.
Leia também:
Como saber se a documentação de um imóvel está ok?
O que eu preciso para registrar o imóvel?
O que pode impedir o registro de um imóvel?
Continue nos acompanhando e até a próxima! 😉