Uma due diligence imobiliária pode custar até 1% do valor total do imóvel.
Os custos podem variar ainda em razão da duração do processo, complexidade da documentação, dentre outros fatores.
E para você não ser pego de surpresa na hora de realizar a due diligence imobiliária, eu preparei esse post para você.
Confira o que você vai encontrar:
1. Antes de tudo, o que é due diligence imobiliária?
Talvez você conheça como análise de documentação imobiliária.
Saiba que é a mesma coisa tá bom?
A due diligence imobiliária uma análise criteriosa da documentação e de todos os riscos que envolvem o negócio para que o comprador não seja pego de surpresa com situações que podem invalidar a compra e venda de um imóvel.
Na prática, a due diligence imobiliária é um processo de investigação, por meio do levantamento de todas as informações e dados relativos ao vendedor e a construtora, para diminuir os riscos na hora de fechar o negócio.
E não se trata apenas de tirar certidões do imóvel ou do vendedor, mas sim, mais questões importantes como:
- Verificar se existem pendências ou dívidas que podem colocar em risco a realização do negócio
- Analisar a pessoa que figura na matrícula do imóvel como antecessor do vendedor
- Verificar se o atual proprietário é financeiramente idôneo e capaz de honrar as dívidas que possua independente do imóvel em questão
Para isso, o advogado especializado em direito imobiliário fará o levantamento de toda a papelada para garantir que tudo corra dentro da legalidade.
E quanto custa a due diligence imobiliária?
É o que você vai descobrir no próximo tópico.
2. Quanto custa uma due diligence imobiliária?
Essa é a dúvida mais comum dos clientes aqui em meu escritório.
Mas já adianto que os custos de uma due diligence imobiliária, irão depender de alguns fatores, tais como:
- Duração do processo
- Complexidade do bem avaliado
- Rigorosa análise de documentação
- Honorários do advogado
- Dentre outras questões
Eu sei que você deve estar ansioso para saber valores exatos, mas em regra, uma due diligence custa de 2,5% a 5% do valor total do imóvel objeto da transação.
Continue me acompanhando.
3. O que está incluso no custo da due diligence imobiliária?
Nesse valor, estão inclusas todas as etapas necessárias para a realização da due diligence imobiliária, até o final do processo.
Eu vou explicar de forma bem simples, como vai funcionar cada uma das etapas da análise da documentação.
No entanto, a forma como será realizada e os documentos que serão analisados poderão variar de acordo com cada caso concreto tá bom?
Me acompanhe.
01ª Etapa: Análise do contrato de compra e venda do imóvel
O advogado especialista fará uma análise criteriosa do contrato de compra e venda do imóvel, e observar algumas condições, dentre elas:
- Declaração de quitação das cotas condominiais
- Vistoria do imóvel
- Índice de correção e juros das prestações mensais
- Responsabilidade de pagamento das taxas e despesas adicionais
- Dados de pagamento e conta para depósito
- Posse, desocupação e multas
Então, fique de olhos bem abertos!
No contrato de compra e venda de imóvel, muitas vezes são deixados para trás documentos que têm a necessidade de ser analisados para garantir maior segurança jurídica entre as partes.
02ª Etapa: Análise da legitimidade dos vendedores
Para avaliar a legitimidade dos vendedores que estão negociando a venda do imóvel, o advogado levará em conta alguns documentos, como:
- Comprovante de identidade
- Pode ser o RG ou a CNH, o importante é que seja um documento oficial com foto
- Comprovante de renda
- Extratos bancários, investimentos ou aplicações
- Contra-cheques
- Comprovante de estado civil
- Certidão de nascimento ou casamento
- Averbação de divórcio
- Escritura declaratória, apenas nos casos de união estável
- Comprovante de residência atualizada há pelo menos 03 meses
- Conta de luz, água ou internet por exemplo
- Declaração de Imposto de Renda
- Consulta completa de SPC e Serasa
Se o vendedor for pessoa jurídica
- Contrato social
- Última alteração do contrato social
- RG e CPF dos representantes legais
- Ata de autorização do conselho de administração da empresa autorizando a venda do imóvel
- Certidão de regularidade da empresa na Junta Comercial do Estado e Receita Federal
Próxima fase.
03ª Etapa: Avaliação da regularidade do imóvel
Essa etapa, será para apuração de possíveis dívidas ou pendências que podem levar a anulação do negócio.
A due diligence vai assegurar que não existem restrições a sua venda e utilização, bem como a presença de cláusulas de inalienabilidade, usufruto, locação averbada na matrícula, dentre outras situações.
Veja a documentação que será levada em conta para essa nova etapa de investigação:
- Certidão de matrícula
- Você deverá solicitar esse documento no cartório de registro de imóveis da cidade onde o imóvel está localizado
- Cópia do título de propriedade do imóvel
- Pode ser por exemplo, o contrato do compromisso de compra e venda
- Certidão de ônus reais relativos ao imóvel
- Inscrição municipal
- No caso de imóvel urbano
- Comprovante de inscrição no INCRA
- No caso de imóvel em área rural
- Certidão de origem no lote
- Apenas nos casos de loteamento
- Carnê do IPTU
- Certidão negativa de tributos municipais e federais
- Guias de ITBI pagas
- Certidão atualizada com o histórico do cadastro de contribuintes do imóvel
- Declaração da prefeitura de que o imóvel não se encontra em local objeto de desapropriação ou área tombada
- Declaração de inexistência de débitos condominiais
E ainda tem muito mais.
Documentos Técnicos
- Projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico do edifício
- Planta da unidade
- Georreferenciamento
- No caso de imóvel rural
- Alvará de construção
- Levantamento planialtimétrico
- Cópia de memorial de incorporação
- Cópia de comprovantes de aprovação de projeto pela Prefeitura Municipal
- Vistoria do corpo de bombeiros
Continuando…
04ª Etapa: Avaliação da situação jurídica dos proprietários e riscos do negócio
Além da investigação de todos os riscos do imóvel, também serão analisados os documentos pessoais das partes contratantes, para assegurar a idoneidade tanto do vendedor quanto do comprador.
Nessa etapa é que serão avaliadas todas as certidões, como:
Certidões do imóvel
- Certidão de regularidade ambiental da prefeitura
- Certidão de Habite-se
- Certidão tributária de obra negativa
- Certidão negativa do ISS – Imposto Sobre Serviço
- Certidão de licenciamento ambiental ou termo de compromisso de recuperação ambiental
- No caso de imóvel rural
Certidões do comprador e seu cônjuge independente do regime de bens
- Certidão do cartório de protesto de título pelo período de pelo menos 10 anos
- Certidão de distribuidor cível
- Certidão do distribuidor da Justiça Federal
- Certidão do distribuidor da Justiça do Trabalho
- CNDT – Certidão Negativa de Débito Trabalhista
- Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
- Certidão da Receita Federal
- Receita Estadual
- Instituições financeiras
- Cartório de Registro de Imóveis
- Cartório de Títulos e Documentos
- Cartório de Notas
- Registro Civil e Pessoas Jurídicas
Na prática, o objetivo de cada etapa de análise da documentação imobiliária é analisar se existem dívidas, processos ou outros impedimentos para aquisição do bem para resguardar todos os direitos do comprador.
Está acabando…
05ª Etapa: Relatório final due diligence imobiliária
Essa é a última etapa da due diligence imobiliária.
Com base na investigação de todos os documentos, o advogado irá elaborar um relatório final, informando todos os riscos do negócio.
Independente do valor imóvel, será analisado o valor de um eventual prejuízo futuro e certo, capaz de anular a transação imobiliária ou perda do patrimônio.
Ficou claro?
4. Quem analisa a documentação na due diligence imobiliária?
É o advogado especializado em direito imobiliário que fará o levantamento de toda a papelada para garantir que tudo corra dentro da legalidade.
Na prática, na análise da documentação imobiliária, o advogado especialista irá verificar se existem dívidas, processos ou outros impedimentos para aquisição do bem para resguardar todos os direitos do comprador.
Por isso, o ideal é buscar o auxílio de um excelente advogado especialista em imobiliário, para realizar a due diligence e garantir a segurança jurídica na hora da compra do imóvel.
Antes de prosseguir com as negociações e fechar o contrato de compra e venda, o advogado vai chegar informações cruciais, tais como:
- Dados do vendedor
- Dados do comprador
- Informações sobre o imóvel
- Informações sobre localização, dimensões e outras características do imóvel
- Matrícula e registro da propriedade no cartório
- Prazos e condições de pagamento
- Valores e prazos de entrega
- Multa por desistência
- Dados da vistoria
- Se existem restrições, como por exemplo, hipoteca ou penhora
Isso sem contar na série de cláusulas contratuais que constam no contrato.
Como você pode perceber, a análise imobiliária é bem criteriosa, mas o resultado é a garantia de um negócio bem sucedido.
Além da análise documentos, ele irá analisar a possibilidade de existência de fraude contra credores, possibilidade de perda do imóvel por dívidas de antigos proprietários, dentre outras situações que possam colocar a negociação a perder.
E por falar em advogado…
5. Qual o papel do advogado na due diligence imobiliária?
O papel fundamental do advogado na due diligence imobiliária será apontar os principais problemas que podem colocar em risco toda a negociação.
Vou explicar por meio de alguns exemplos para você entender melhor. Vem comigo!
Exemplo 01: Vendedor não é o proprietário do imóvel
Essa situação é mais comum do que você imagina.
Nos casos em que o vendedor não é o proprietário do imóvel, o verdadeiro proprietário do patrimônio poderá solicitar judicialmente a propriedade do bem e colocar em risco a negociação realizada.
Mais um exemplo.
Possibilidade de fraude contra herdeiros
Se for constatado que o proprietário atual adquiriu o imóvel por herança ou doação é necessário verificar se existiu expressa autorização dos demais herdeiros para a venda do imóvel.
Caso contrário, a negociação imobiliária estará em risco.
E por falar em risco…
Risco dos 10 anos
Muitas pessoas não sabem, mas durante o período de até 10 anos após o fechamento de contrato de compra e venda de imóvel, podem aparecer problemas jurídicos ou financeiros relacionados ao imóvel ou ao vendedor e causar uma grande dor de cabeça.
No pior cenário poderá ocorrer a perda do bem para um credor ou outro interessado.
O principal objetivo da análise documental é evitar que esse risco não alcance o negócio imobiliário.
Certamente você não quer entrar para essa estatística, não é mesmo?
Por isso, a due diligence imobiliária serve para avaliar os riscos que são capazes de anular o negócio por qualquer motivo.
E se você tiver alguma dúvida, é só me chamar por aqui que eu esclareço para você.
6. Como escolher o advogado para realizar a due diligence imobiliária?
Como você viu, o advogado será o seu maior aliado para você não cair nas artimanhas das construtoras na hora de fechar o negócio imobiliário.
E como escolher o melhor advogado para realizar a due diligence imobiliária?
Eu sei que essa é uma das principais preocupações quando você vai contratar o profissional que vai garantir todos os seus direitos.
Por isso, listei para você algumas dicas valiosas.
Confira comigo!
Consulte o número de inscrição da OAB
Antes de tudo, é preciso verificar o número de registro profissional que irá te defender.
É bem simples, basta verificar no site da OAB se o advogado está habilitado.
Ao realizar a consulta, se aparecer a informação “Regular”, o defensor está apto para cuidar do seu caso.
Quanto mais precavido melhor né?
Consulte o site do escritório do profissional que irá te defender
Consulte a página do escritório do advogado, leia os conteúdos que ele produz, verifique se ele entende do assunto.
Dê uma olhada também na avaliação do google, se existem comentários dos clientes e o que eles dizem dos serviços prestados pelo profissional.
Verifique se consta na página profissional um telefone para contato caso você precise conversar com urgência com o advogado que irá cuidar do seu distrato imobiliário.
E tem mais.
Agende uma visita
É muito importante você agendar uma visita para conhecer o profissional que irá representar os seus interesses e esclarecer todas as suas dúvidas.
Você pode agendar até mesmo uma reunião online, por meio de ligações, e-mail ou whatsapp e expor o seu caso para verificar qual a solução o especialista encontrará, se você terá direito a indenização, quais os documentos que você vai precisar, dentre outras questões.
Conclusão
Prontinho
Agora você já sabe que uma due diligence imobiliária, pode custar até 1% do valor total do imóvel.
Você viu ainda, cada etapa de uma due diligence imobiliária, que engloba esse valor estimado.
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Continue nos acompanhando e até a próxima! 😉
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